A organização é um ponto fundamental para deixar nossa rotina mais prática e nossa casa mais funcional. Porém, nem sempre é fácil descobrir como organizar guarda-roupa. Afinal, são vários itens que precisam ser guardados – e é muito importante que a organização traga funcionalidade para o dia a dia (e não acabe tornando tudo ainda mais complicado).

Se você quer se livrar da bagunça, mas não sabe por onde começar, confira o passo a passo que montamos e saiba como deixar o seu guarda-roupa organizado e mais funcional!

Como organizar guarda-roupa em 7 passos

Você sabia que a organização do guarda-roupa não precisa ser uma missão complicada? Acompanhe o nosso roteiro!

Passo 1: separe o que não usa mais

Para poder organizar o guarda-roupa, é necessário abrir espaço. E nada melhor do que fazer uma verdadeira “limpa”, desapegando de itens que você não usa mais. Faça uma seleção das roupas e acessórios que estão em bom estado e que, portanto, podem ser doados. Descarte os que não podem ser doados. 

Uma regrinha que ajuda na hora de definir o que manter e o que descartar é pensar quantas vezes determinada peça ou acessório foi usado no último ano. Se ele foi usado poucas vezes (ou nem foi usado), é sinal de que está na hora de desapegar.

Não fique apegado também àquelas roupas que já não servem mais – doe as peças em tamanhos diferentes do seu número atual. Aproveite e faça uma boa ação, muitas pessoas ficarão felizes em receber essas peças de roupas!

Algumas peças podem ser vendidas – e essa é uma forma legal de conseguir uma renda extra. São aquelas em ótimo estado (usadas poucas vezes) e que possuem algum atrativo diferente, como as peças de marcas renomadas, acessórios de designers ou roupas de festa.

Passo 2: separe as peças por categorias

Depois de tirar tudo de dentro do guarda-roupa e definir o que ficará, é hora de começar a organização, de fato. Aqui, a dica de como organizar guarda-roupa é separar as peças por categorias. Em seguida, é só definir onde cada categoria ficará localizada dentro do armário – facilitando na hora de encontrar o que você precisa.

Roupas dobradas dentro de organizadores, uma ótima ideia de como organizar guarda-roupa.

Algumas categorias que você pode agrupar são:

  • Peças íntimas, como calcinha, cueca, sutiã, biquínis e outras roupas de banho;
  • Agasalhos e casacos;
  • Camisas;
  • Camisetas de manga longa;
  • Camisetas de manga curta;
  • Calça jeans;
  • Calça social;
  • Bermuda jeans;
  • Bermuda social;
  • Blazers;
  • Meias;
  • Roupas de ginástica;
  • Saias;
  • Vestidos;
  • Roupas de festa;
  • Bolsas;
  • Lenços;
  • Chapéus;
  • Roupas de cama;
  • Toalhas de banho e de rosto.

Passo 3: pendure as peças nos cabides

Os cabides ocupam uma boa parte do guarda-roupa e necessitam de atenção especial. Separe as peças que são de pendurar e agrupe-as dentro das categorias – ou seja, pendure, por exemplo, todas as camisas sociais, depois as camisetas básicas e assim por diante.

Outra dica importante é se atentar ao tipo de cabide, escolhendo aquele compatível com a peça a ser pendurada. As saias, por exemplo, exigem cabides especiais.

Você pode tanto usar todos os cabides iguais, criando um padrão dentro do seu guarda-roupa, como usar cores distintas dos cabides por categorias, ajudando a enxergar rapidamente onde estão as peças que você precisa.

As peças mais delicadas, como aquelas de tecidos mais finos, devem ser protegidas com uma capa. Se o seu guarda-roupa tem altura suficiente para colocar essas peças penduradas de modo que não fiquem com a barra dobrada, guarde-as assim. Caso não seja possível, você poderá dobrá-las ao meio, pela cintura, em cabides que não deixem a peça escorregar.

Deixe os vestidos e as roupas de festa nas laterais do armário, agrupando esses itens e evitando que elas sejam mexidas para cá e para lá.

Caso o seu guarda-roupa seja grande, pendure quase todas as suas peças de roupa. Essa é a melhor maneira de organizar, de forma que os itens não amassem e sejam facilmente visualizados.

Contudo, existem algumas peças que precisam ser dobradas, como as blusas de malha, as peças de tricô, os vestidos de bandagem e todas as demais peças pesadas, pois pendurá-las pode danificar as peças.

Passo 4: defina o espaço certo de cada categoria

Determine onde cada categoria deverá ficar, de acordo com as características das roupas. Por exemplo, separe uma gaveta para as roupas do dia a dia, como bermudas e blusinhas, outra para as roupas de ginástica, uma para os pijamas – e assim por diante.

Se não for possível ter um espaço único para cada categoria, tente agrupar categorias semelhantes, como roupas íntimas e meias.

Para facilitar na hora de encontrar o que está em cada gaveta, você pode adicionar etiquetas de identificação, com os nomes das categorias ali armazenadas.

Deixe os nichos e prateleiras para os itens maiores, como as roupas de cama, cobertores ou toalhas. Eles também devem ser agrupados, facilitando a organização e a otimização do seu espaço.

Passo 5: considere a praticidade na sua rotina

A principal dica de como organizar guarda-roupa é sempre levar em consideração a praticidade. É preciso ser fácil encontrar tudo o que você precisa, por isso, as peças usadas no dia a dia devem ficar nos locais de destaque, sendo fáceis de alcançar.

Os acessórios devem seguir a mesma lógica. Se você costuma deixar maquiagens, perfumes, desodorantes e outros itens nas prateleiras do guarda-roupa, coloque aqueles de uso diário à frente e deixe no fundo os que você usa esporadicamente.

As gavetas devem ser organizadas por ordem de uso. Coloque na primeira gaveta as peças íntimas, depois os pijamas, as peças de ginástica e as camisetas.

Passo 6: atenção ao jeito de dobrar as peças

Mulher dobrando calças e camisetas para manter o guarda-roupa organizado.

Dobrar as peças corretamente faz com que elas ocupem menos espaço – e não fiquem amarrotadas, o que daria mais trabalho na próxima arrumação e, na hora de usar, elas precisariam ser passadas novamente.

Caso queira dobrar todas as peças da mesma forma, é possível usar um molde ou dobradores, deixando tudo do mesmo tamanho, ajudando na organização e na hora de visualizar suas peças.

Para dobrar as peças, faça o seguinte passo a passo:

1)    Alise a peça com as mãos antes de dobrar;

2)    Dobre os lados da camiseta, juntando as costuras;

3)    Dobre as mangas para dentro (cuidado para as pontinhas não ficarem dobradas);

4)    Para dobrar as calças, junte as costuras laterais, dobre o fundo das pernas, leve a barra até o cós e dobre mais uma vez.

Outra dica de como organizar guarda-roupa é não “esconder” as peças, deixando uma atrás da outra. Pois, quando você for pegar, acabará bagunçando tudo de novo. Outra dica é não usar pilhas de roupas muito grandes, o ideal é manter pequenas pilhas lado a lado. No caso dos armários com prateleiras, opte por aqueles modelos com mais prateleiras e pouco espaçamento entre elas.

Passo 7: defina o local dos sapatos e bolsas

A sapateira é o melhor lugar para organizar os calçados. Você pode acomodar os pares com um pé ao lado do outro, um pé na frente do outro ou um pé virado para frente e outro para trás, dependendo do espaço disponível.

As botas devem ser guardadas com enchimento e acomodadas em caixas de papelão ou de plástico com respiro, dentro do armário ou debaixo da cama.

Antes de guardar as bolsas, retire tudo de dentro delas. Depois, adicione enchimento para manter o formato original. Não deixe uma bolsa grudada na outra, pois elas podem acabar manchando. Também é possível guardá-las em sacos de tecido com visor plástico.

Como organizar guarda-roupa pequeno

O seu maior desafio para manter a organização é a falta de espaço? Então, essas dicas de como organizar guarda-roupa pequeno são exatamente para você!

Separe as roupas por estação

Para driblar a falta de espaço, crie o hábito de separar as roupas por estação. No verão, deixe penduradas e nas gavetas, apenas as roupas dessa época e coloque as peças de inverno em caixas, nas prateleiras. Quando o inverno chegar, faça o oposto.

Use as gavetas para as peças pequenas

Os guarda-roupas pequenos costumam ter poucas gavetas (que não são muito profundas). Então, deixe esse espaço para organizar itens menores, como roupas íntimas, pijamas, meias ou roupas de banho.

Guarde as roupas dobradas nas prateleiras

Use as prateleiras para guardar peças que, normalmente, iriam para as gavetas. É importante que elas fiquem dobradas – e que você não empilhe muitas roupas, pois na hora de tirar uma peça, poderá acabar bagunçando. Sempre respeite o tamanho das peças, colocando as maiores embaixo e as menores em cima.

Os casacos e as blusas mais grossas e de manga comprida podem ser empilhados sem o risco de amassar e são ideais para as prateleiras, bem como os shorts, bermudas e saias.

Organize a roupa de cama corretamente

Toalhas acomodadas em caixas organizadoras, uma das melhores dicas de como organizar guarda-roupa.

A roupa de cama costuma ocupar bastante espaço. Então, uma ótima ideia de como organizar guarda-roupa pequeno é guardar os lençóis e a colcha dentro da fronha de cada conjunto.

Use divisórias nas gavetas

Os itens menores podem acabar perdidos e “embolados” nas gavetas. Para evitar isso, use divisórias, como as colmeias. Esses acessórios se encaixam nas gavetas e são ótimos para organizar meias, lingeries e outras peças pequenas.

Invista em caixas organizadoras

As caixas organizadoras são excelentes para os acessórios, pois podem ficar empilhadas e é possível incluir etiquetas para saber o que está dentro de cada caixa.

Outra possibilidade é usar a caixa dentro das gavetas, para separar calcinhas e sutiãs. Você também pode utilizar cestinhas organizadoras pequenas, que são muito úteis para os acessórios.

Uma última dica para os guarda-roupas pequenos é aproveitar o máximo de espaço possível. Pendure ganchos nas portas para as bolsas, colares e outros acessórios. Utilize um porta-toalha na porta do armário para organizar as gravatas, lenços, cachecóis e echarpes.

Conheça as nossas opções

Fique por dentro das novidades da Madesa!

Agora você já sabe como organizar guarda-roupa e deixá-lo ainda mais funcional? Então, aproveite para conferir as nossas dicas como organizar o seu quarto, além de outras sugestões  imperdíveis no nosso blog!

Ah, e se você está precisando renovar o seu quarto, não deixe de conferir as opções incríveis da Madesa na nossa loja oficial.