Como organizar e decorar uma cozinha de apartamento pequeno?

Se você está pensando em deixar aquele cantinho especial da casa ainda mais prático e bonito, saiba que existem detalhes que fazem toda a diferença na hora de decorar e organizar a sua cozinha de apartamento pequeno. Com a escolha do estilo dos objetos você já consegue transformar todo o conceito decorativo do seu ambiente. Simples e prático, não é mesmo?

Para ter um aproveitamento total do seu espaço e personalizá-lo do seu jeitinho, confira as dicas que preparamos!

Dicas para colocar em prática!

Complementar a sua cozinha com os itens certos é um jeito simples e rápido para dar mais vida a esse espaço tão amado da casa. A dica aqui é escolher objetos que, além de decorativos, sejam úteis para o seu dia a dia, deixando a sua rotina muito mais dinâmica! Vale lembrar que, quando o assunto é decoração, não existem limites para a imaginação e criatividade. Então, vale a pena seguir as dicas para organizar a sua cozinha e deixá-la ainda mais convidativa e harmoniosa.

Compre móveis adequados

Se você conta com um cômodo compacto, é interessante investir em móveis desenvolvidos especialmente para cozinhas pequenas, como os armários embutidos, paneleiros e torre quente e os aéreos, que auxiliam na otimização do ambiente. Além disso, para ganhar mais espaço nas superfícies da cozinha, como nos balcões e pias, os nichos e prateleiras são excelentes opções. 

Essa organização fica ótima para deixar os itens menores à mostra e complementar com os seus objetos preferidos. Por isso, é importante planejar a disposição dos móveis da sua cozinha, para que o espaço seja muito bem aproveitado, sem comprometer a circulação. Dica de ouro: a cozinha compacta pode ser sua grande aliada nessa missão!

Eletrodomésticos funcionais

Na hora de escolher os eletrodomésticos para a sua cozinha pequena, priorize a funcionalidade dos itens. Investir em eletrodomésticos que têm mais funções disponíveis, como lava e seca louças, forninhos menores ou cooktop de indução com duas bocas é uma excelente opção para economizar espaço, além de agregar mais praticidade à sua rotina. 

Aproveite as paredes

Que tal dar uma repaginada na sua cozinha e personalizá-la com o seu estilo? Essa transformação pode ser muito mais fácil do que parece. Quer saber como?

Personalize as paredes do ambiente! Aqui entra a sua criatividade. Você pode utilizar quadros para cozinha, pinturas para escrever com giz ou adesivos. Investir em um adesivo personalizado para a sua parede, com uma frase super positiva e inspiradora, dará um charme na sua cozinha. 

Outra dica é aproveitar as paredes com móveis ou eletrodomésticos suspensos, assim como itens funcionais que você utiliza no dia a dia. Uma tendência é estilizar os eletrodomésticos com envelopamento ou customizá-los com tinta, dando mais cor e vida ao ambiente. 

Nichos e prateleiras

Já sabemos que, quando o assunto é cozinha pequena, aproveitar cada espaço disponível é muito importante. Por isso, utilizar nichos e prateleiras é uma ótima opção, tanto para organizar os seus utensílios quanto para complementar a decoração. Você pode utilizar esses móveis para organizar seus temperos, potes com mantimentos ou, ainda, decorar com vasinhos de plantas, que trazem o verde ao ambiente e dão aquela sensação de bem-estar.

Móveis com vidro

Se a ideia é dar maior amplitude à sua cozinha, uma escolha muito acertada é optar por móveis com vidro. Existem opções de móveis com vidro sobreposto, detalhe que traz muita elegância e amplitude ao ambiente.

Além disso, os aéreos com portas de correr de vidro reflex são super modernos e sofisticados, e refletem o espaço ou a parte interna, conforme a luz do ambiente. 

E aí, o que achou das nossas dicas para deixar a sua cozinha organizada e bem decorada? Com certeza, essas ideias vão deixar o seu lar ainda mais moderno e funcional. Por isso, já separe as sugestões que você mais gostou e já coloque em prática! Percebeu a importância de contar com móveis funcionais?

Confira as opções na nossa Loja oficial. Além disso, o Blog da Madesa está sempre atualizado com dicas incríveis para decorar diferentes ambientes da sua casa.