A decoração boho, também conhecida como decoração boêmia, é um estilo que tem uma proposta alegre e cheia de personalidade. Com uma estética descontraída e autêntica, esse estilo é marcado pela mistura de diferentes texturas, cores e culturas para criar um ambiente aconchegante.

Não existe uma regra para construir um ambiente boho na sua casa, entretanto, é necessário mesclar os elementos sem pesar na decoração. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você aderir a esse estilo. Continue lendo para conferir!

O que é decoração boho?

Antes de mais nada, é ideal que você entenda o que é essa decoração. A expressão boho é derivada de “bohemian”, que em português significa boêmia. Nesse contexto, está relacionado a pessoas que levam um estilo de vida simples, despreocupado e que priorizam a sua liberdade.

Com uma vibe hippie, esse estilo é uma mistura de diversas culturas e épocas diferentes. Na decoração, o estilo boho é marcado pelo uso de cores vivas, estampas e muitos objetos decorativos, como tapetes, almofadas, plantas e quadros.

Como decorar no estilo boho?

Como falamos anteriormente, não existe uma regra a seguir, já que esse estilo explora a mistura de texturas, cores e materiais, deixando você livre para compor o ambiente. Entretanto, se você se identifica com esse estilo e está pensando em adotar a decoração boêmia para a sua casa, existem algumas dicas que podem ajudar. Veja mais!

Estampas

As estampas são uma das características mais marcantes dessa decoração. Elas são as responsáveis por deixar o ambiente mais alegre, criando um local descontraído e cheio de vida. As estampas étnicas e geométricas são as preferidas e podem ser combinadas para criar um visual autêntico e único.

Cores

Apesar de ser um estilo colorido e muito alegre, o ponto chave para a decoração boho ficar harmônica, é a combinação das cores entre si. Uma dica é usar uma de neutra como a principal da sua casa, como o branco — uma das mais utilizadas. Dessa forma, você consegue introduzir outras cores sem pesar o ambiente.

Você também pode definir uma paleta de cores antes de adicionar os objetos decorativos, assim é possível controlar melhor o que combina ou não no seu ambiente. Entre as cores mais utilizadas no boho, estão: marrom, bege, verde, azul, amarelo, terracota, vermelho e laranja.

Móveis

Os materiais mais comuns na decoração boêmia são aqueles que oferecem um toque natural ao ambiente. Por isso, é muito comum que os móveis sejam amadeirados, para deixar a casa mais acolhedora e aconchegante. Além disso, eles são versáteis e combinam com qualquer cor, estampa e material.

Os sofás e as poltronas costumam ter uma aparência mais neutra ou com uma cor lisa. Dessa forma, é possível variar nas estampas das almofadas e mantas. Já os nichos e as prateleiras devem ser usados para adicionar os objetos decorativos e as plantas. 

Materiais

Por ser um estilo que valoriza a simplicidade e a conexão com a natureza, a escolha dos materiais que remetem a isso é essencial. A madeira, sem dúvidas, é muito utilizada no boho. Assim como nos móveis, que falamos no tópico anterior, ela também pode ser usada como revestimento de parede e piso, quadros, esculturas, entre outros.

Peças feitas com bambu, como cortinas, vasos e pendentes, também estão muito presentes nessa decoração. Apesar da sua aparência delicada, eles são resistentes e muito fáceis de combinar em qualquer local.

O sisal é outro material que faz parte da decoração boho, podendo ser encontrado em tapetes, quadros, luminárias, cestas, bandejas, entre outros objetos decorativos. Eles oferecem uma textura mais rústica que cria um contraste incrível no ambiente.

Para finalizar, as peças em linho são materiais naturais que combinam perfeitamente nesses ambientes. Isso porque eles são macios, confortáveis e frescos, deixando o local ainda mais acolhedor. Esse material normalmente é usado em cortinas, almofadas, capas para sofás, tapetes, entre outros.

Plantas

Além de oferecerem mais vida, cor e frescor para o ambiente, as plantas auxiliam em uma decoração mais bonita para a casa. Elas podem ser usadas em diferentes locais, como no chão, prateleiras, mesas de centro e muito mais. 

Para se manterem saudáveis e bonitas, cada espécie de planta precisa de um cuidado específico. Por isso, é ideal pesquisar sobre as necessidades da planta antes de adquirir, pensando no clima e luminosidade do seu ambiente. Entre as mais escolhidas para decorar a casa, podemos citar:

  • Costela-de-adão;
  • Espada-de-são-jorge;
  • Dracena;
  • Samambaia;
  • Jiboia;
  • Zamioculca.

Como decorar cada ambiente no estilo boho?

A versatilidade do boho permite que você decore diversos ambientes da sua casa nesse estilo. Assim, você consegue criar espaços aconchegantes e com a sua personalidade. Abaixo segue algumas dicas de como decorar cada um deles:

Sala

Na sala, utilize muitas almofadas e mantas em cores vibrantes e estampadas. Para os tapetes e cortinas, aposte em peças com texturas diferentes, como macramê, linho, sisal, franjas, entre outros. Invista em um sofá com cores neutras e móveis amadeirados, como painéis e estantes. Não se esqueça das plantas em vasos artesanais, como cerâmica, bambu e outros materiais.

Quarto

O conforto é fundamental para o quarto, afinal, é onde descansamos e repomos as nossas energias. Então, as roupas de cama devem ser de qualidade e com tecidos macios, já as cores você pode abusar de estampas e cores vivas. Escolher uma cabeceira em cor amadeirada ou branca facilita na hora de combinar com outros itens.

Cozinha

Até mesmo na cozinha é possível introduzir o estilo boho! Aposte em utensílios vintage e em cores naturais, deixando-os à mostra como parte da decoração. Aproveite as louças, passadeiras e tapetes para explorar as cores.

Em resumo, a decoração boho é um estilo que valoriza aquilo que é natural e confortável. Essa mistura de texturas, cores e estampas permite que cada pessoa decore conforme a sua personalidade, criando um ambiente único e autêntico.

Para conferir mais conteúdos sobre casa e decoração, continue lendo no Blog Madesa!