Uma das palavras que mais definem os imóveis da atualidade é “compacto”! Os apartamentos menores se popularizaram, criando um cenário desafiador quando o assunto é mobília – principalmente em mobiliários maiores, como os sofás. Na busca pelo sofá ideal para sala pequena, é importante se atentar não apenas à beleza, mas também a outros fatores que envolvem a funcionalidade do cômodo. 

E, claro, assim como o mercado imobiliário evolui a cada dia, a indústria moveleira também evolui e se adapta, a fim de criar as melhores opções para todos os tipos de espaço. Com isso, há uma infinidade de modelos de sofás modernos para sala pequena que se adequam bem a qualquer tipo de ambiente e metragem, além de racks com design incrível para combinar com a opção escolhida. 

Continue a leitura e saiba como escolher o sofá ideal para o seu espaço!

Qual o melhor tipo de sofá para uma sala pequena?

Para ambientes menores, você não deve levar em consideração somente a decoração, mas também a área livre para circulação. É indicado optar por um modelo de sofá que deixe, 60 ou 70 cm de distância nas laterais, e no mínimo 50 cm entre a parte frontal e uma mesa de centro, por exemplo.

A partir dessas medidas, é possível encontrar diversos modelos que, além de complementarem a beleza do ambiente, também garantirão conforto e elegância. Confira algumas dicas:

Sofá de canto

Se você possui um espaço estreito que não comporta um sofá de três lugares, um sofá de canto para sala pequena pode ser uma boa pedida. Assim, é possível acomodar mais pessoas sem comprometer a área livre, aproveitando ao máximo o espaço disponível. Utilizar o canto é uma ótima opção que garante modernidade e muita praticidade para o dia a dia.

Sofá retrátil

Os modelos retráteis são indicados quando a sala pode contar com uma mesa de centro – isso significa que ao puxar os assentos do sofá, ainda haverá espaço para circulação. Sendo assim, ao invés de utilizar um móvel extenso no centro do ambiente, escolha um sofá retrátil para sala pequena, pois com ele será possível aumentar o conforto e o aconchego, mesmo que a sala seja compacta.

Sofá-cama

Escolher um sofá sem braço, como um sofá-cama, é uma forma de tornar a sua sala mais ampla, multiplicando a praticidade do mobiliário. Esse modelo proporciona uma variedade de composições, assim como de uso. Geralmente, feitos com medidas ideais para espaços pequenos, os sofá-cama são reduzidos em profundidade e largura para compor ambientes com mais facilidade.

Sofá de 3 ou 2 lugares

Se a sua busca for por sofás modernos para sala pequena, saiba que é válido escolher um módulo de três ou dois lugares e ainda utilizar outro móvel para completar – caso haja espaço. É preciso sempre pensar na harmonia do ambiente para que ele não fique muito carregado. Em alguns casos, é indicado optar por um estofado com menos assentos, e completar o mobiliário com uma poltrona ou um puff, por exemplo.

Veja 10 dicas para deixar a sua sala muito mais confortável!

Qual a melhor cor de sofá para sala pequena?

Escolher a cor certa de um sofá pequeno para sala é essencial para garantir amplitude e iluminação ao ambiente. Como o espaço já é reduzido, para evitar que ele fique escuro ou mais compacto ainda, é importante dar preferência às cores neutras e claras. Assim, você tornará o seu ambiente mais amplo e iluminado.

Também é importante considerar tecidos mais básicos, como o suede, couro sintético, linho, etc., pois o tecido ideal unido à tonalidade certa, fará com que você possa arriscar mais na decoração. Mas não se esqueça: uma sala compacta não pode ser muito carregada com cores vibrantes ou um volume grande de decoração. O seu foco precisa estar em alcançar a harmonia que esse ambiente pede!

Como escolher o tamanho do sofá da sala?

Antes de pesquisar modelos, cores e tecidos, o primeiro passo é descobrir qual é a medida da sua sala! É preciso medir a largura das paredes e, em seguida, ver qual modelo de sofá para sala pequena mais se adequa ao espaço que você tem disponível. Considere as seguintes bases:

  • Se a maior parede da sua sala medir até 2,5 m, você deve optar por um sofá de dois lugares ou por um sofá de canto pequeno. Geralmente, esses modelos medem 1,5 m.
  • Se a maior parede medir mais do que 2,6 m, é possível criar uma sala confortável com um sofá de três lugares – assim como de canto. A medida desse modelo gira em torno de 2 m.

Lembre-se sempre: se no seu espaço só couber um sofá de dois lugares, você ainda poderá acomodar mais pessoas complementando a sala com poltronas ou puffs.

E para dar aquele up a mais no quesito beleza e funcionalidade, o Rack de TV Metz da Madesa é a peça-chave. Com estilo moderno e design arrojado, é o móvel perfeito para compor uma decoração contemporânea na sua sala de estar. 

Encontrar um sofá para sala pequena não é tão difícil como parece, não é mesmo? E no site da Madesa você encontra diversas opções de mobiliários para você criar ambientes do jeitinho que deseja!

E para montar a sua sala de estar ideal, descubra 6 dicas para decorar e escolher seus móveis.