A sala de estar é o cartão de visitas da casa, e, provavelmente, onde os moradores passam a maior parte do tempo. É nela que se concentra o maior fluxo de pessoas e onde são recepcionados os visitantes, sendo utilizada além dos momentos de descanso da família. 

Pensando nesse conceito, que abrange diferentes situações, o planejamento dos móveis para sala, principalmente uma sala moderna deve abranger não apenas a beleza da decoração, mas também a funcionalidade, dando sentido aos objetos escolhidos para a sua composição. 

O que é uma sala de estar moderna?

Independente do espaço e até mesmo do estilo da decoração, a sala de estar moderna precisa estar alinhada às necessidades da família. Nesse conceito, seguir as tendências do momento é importante, mas, principalmente, é preciso estar atento ao melhor aproveitamento possível do ambiente, de maneira que móveis e adereços estejam em harmonia com o conforto. 

Um dos pilares de uma decoração moderna para sala é agregar mais de uma utilidade a tudo o que você puder.

Como montar uma sala de estar moderna?

O moderno, de acordo com a definição do dicionário, faz referência ao tempo presente, o que não significa que, na sua decoração, você precise utilizar apenas materiais modernos e tendências. 

O foco, aqui, é tornar o ambiente conveniente para o uso diário, ao mesmo tempo que venha ao encontro das propostas atuais. Porém, de acordo com grandes eventos e revistas do segmento ‘casa e decoração’, alguns pontos podem servir de inspiração para você já começar a trabalhar no seu planejamento:

Sustentabilidade

Entre os estilos mais procurados em 2022, o sustentável é um dos que mais está em alta, abordando, além do material, a conexão com a natureza, através de mais verde, tonalidades que fazem referência à terra e à luz natural. 

Clássicos

As peças clássicas, como as com couro e linho, seguem com tudo, e, se forem atemporais, com linhas retas ou bordas suaves, podem ser uma excelente opção para quem pretende investir em um ambiente que funcione por bastante tempo em sua sala de estar moderna.

Cores

Os tons neutros caminham junto da ideia de que “menos é mais”, outro pilar importante de uma sala de estar moderna. Isso não significa que a decoração deve ser monocromática, e sim que as cores devem conversar e trazer leveza para o lugar, deixando os contrastes para objetos ou móveis pontuais. 

Para isso, as cores do momento ficam em torno de diferentes tipos de amarelo, marrom, verde e laranja. 

Materiais

O vidro, o inox e o acrílico chegaram com força na última temporada, principalmente aliados à madeira, e parecem não ter previsão de saírem de moda. 

Móveis que compõem uma sala de estar moderna

Independente se a sua sala de estar dispõe de um espaço pequeno ou amplo, ou se a sua preferência é por algo mais simples ou luxuoso, a base dessa concepção é evitar móveis e objetos sem utilidade. Confira alguns exemplos:

  • Puffs

Os puffs podem ser utilizados como banco, apoio para os pés e mesa de centro, e proporcionam ar descontraído. 

  • Espelhos

Os espelhos dão a impressão de profundidade, aumentando visualmente o espaço, e são ótimos aliados na decoração, principalmente se tiver uma moldura bem destacada. 

  • Bancadas

Uma mesma bancada pode servir como mesa de estudos, para fazer refeições ou como um aparador para objetos decorativos. 

  • Sofás

Uma mesma bancada pode servir como mesa de estudos, para fazer refeições ou como um aparador para objetos decorativos. 

O elemento central da sala de estar costuma ditar as regras, e deve ser, antes de tudo, confortável, além de levar em consideração a rotina dos moradores. 

Se o costume é de passar horas nele, assistindo tv, por exemplo, um sofá retrátil pode ser a melhor solução, assim como ótimo recurso para acomodar um hóspede. Caso a sala seja um lugar apenas para receber convidados por curtos períodos, os modelos podem ser mais estilosos, tais quais móveis retrôs. 

Como decorar uma sala de estar moderna

Pensou em como quer que seja a sua sala e já listou todas as suas necessidades? Agora é hora de dar ainda mais estilo ao seu ambiente. Ele pode ser rústico, vintage, industrial ou clássico, o que importa mesmo é que as cores e detalhes reflitam a personalidade de quem vive naquela casa. 

Já vimos que as plantas funcionam perfeitamente com esses espaços e são tendência nas novas decorações, mas elas também trazem benefícios, como melhorar a qualidade do ar e aliviar o estresse. 

Escolher as mais bonitas e que mais combinam com o seu lar pode ser o destaque que faltava. Lembrando que é sempre importante levar em conta o quanto de iluminação natural que o ambiente recebe na hora de escolher os seus verdes.  

Quadros abstratos, almofadas decorativas e luminárias modernas também são soluções interessantes para dar um toque mais pessoal à sua sala, e tudo vai depender das suas escolhas e do seu gosto para cada um. A dica principal fica por conta de não abusar desses objetos, facilitando a circulação de pessoas.

Quadros abstratos, almofadas decorativas e luminárias modernas também são soluções interessantes para dar um toque mais pessoal à sua sala, e tudo vai depender das suas escolhas e do seu gosto para cada um. A dica principal fica por conta de não abusar desses objetos, facilitando a circulação de pessoas.

Sala de jantar moderna

É comum que as pessoas tenham a sala de jantar integrada com a sala de estar, não é mesmo? 

Se esse for o seu caso, sabemos que a decoração e planejamento de todo o ambiente precisa estar em harmonia.

Uma dica que funciona é a cortina, o tapete e o lustre seguirem a proposta de tons dos escolhidos para a sala de estar moderna, ainda que não sejam iguais. Lembrando que a ideia, aqui, é seguir uma linha que combine, e não padronizar tudo. 

Um tapete na sala em tom terroso, por exemplo, pode ornar com a cortina da sala de jantar na mesma paleta de cores. 

Outra dica que facilita na hora das escolhas para sua sala integrada com a sala de jantar, é o conjunto de mesa de jantar ser de material igual ou parecido com a estante ou rack da sala. Que tal começar a planejar a sua  sala de estar moderna e a sua sala de jantar?

Não deixe de seguir a Madesa no Instagram, Facebook e Pinterest para não perder as dicas incríveis do nosso Blog e as promoções exclusivas no site madesa.com