Não é novidade que uma vida repleta de amigos é sinônimo de felicidade. Por isso, neste Dia do Amigo, que tal celebrar a amizade em grande estilo? Receber pessoas especiais no conforto das nossas casas é tudo de bom.

Essa é uma das melhores formas de curtir muito o dia 20 de julho. E para que esse momento de descontração e boa conversa fique completo, a comida não pode ficar de fora, certo?

Por isso, separamos 3 dicas de petiscos bem variados que você pode oferecer para seus amigos em casa. Mas, antes, vamos entender um pouco mais sobre a data. Confira!

Como surgiu o Dia do Amigo?

O Dia do Amigo, comemorado no dia 20 de julho, foi adotado em Buenos Aires, na Argentina. A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, que considerou a chegada do homem à Lua como símbolo de união entre os seres humanos.

O fato foi considerado um marco, sendo associado à ideia de que, juntos, os povos seriam capazes de superar desafios. Através de campanhas de divulgação realizadas por Febbraro, aos poucos, o Dia do Amigo passou a ser comemorado em outras partes do mundo e, hoje, já é celebrado em diversos lugares.

Mas e aí, já decidiu como vai comemorar o Dia do Amigo? A mensagem para mandar no grupo dos melhores já está preparada? Então, aproveita, que a hora de fazer o convite é agora! 

Iniciando os preparativos na cozinha!

Definir um cardápio gostoso e que agrade a todos pode ser um pequeno desafio. Pensando nisso, trouxemos sugestões bem variadas de petiscos, para que você possa se inspirar e receber muito bem os seus amigos – considerando as preferências de cada um. Veja como fazer! 

1 – Canudinho com patê de cenoura

Prático e muito apetitoso, o canudinho com patê de cenoura cai bem em qualquer ocasião. Se seus amigos curtem uma proposta diferente, você também pode servi-los tanto em pãezinhos torrados como em canudinhos prontos.

 A criatividade na apresentação é sempre bem-vinda. Vamos aos preparativos!

Ingredientes

Você vai precisar de:

  • 2 cenouras grandes raladas;
  • 1 colher de azeite de oliva;
  • ¼ de uma cebola média;
  • 10 colheres de sopa de maionese;
  • Sal a gosto;
  • Canudinhos ou pequenas fatias de pão torrado – considerando a quantidade dos seus convidados.

Mão na massa

Em uma frigideira já aquecida, comece adicionando o azeite e a cebola. Deixe fritar até dar aquela leve douradinha. Em seguida, acrescente a cenoura ralada. O segredo aqui, é ralar bem, para que o resultado final seja ainda mais saboroso.

Deixe refogar até que a cenoura comece a murchar. Por fim, adicione a maionese e o sal e desligue o fogo.

Com a mistura pronta, é hora de rechear os canudinhos. Sirva em uma bandeja ou travessa de sua preferência. Eles ficam deliciosos e, caso apareçam mais convidados, fica fácil replicar a receita. 

2 – Bruschetta de frigideira

Vai um petisco cheio de glamour e super prático de fazer? A bruschetta de frigideira, além de muito saborosa, rende uma bela apresentação. Veja o que você precisará providenciar.

Ingredientes

  • 500g de tomate;
  • Manjericão fresco a gosto;
  • 2 dentes de alho;
  • 3 colheres de azeite extra virgem;
  • Sal a gosto;
  • Pão italiano.

Modo de preparo

Primeiramente, retire as sementes do tomate. Corte-os em cubinhos médios e reserve. Em seguida, pique o alho e o manjericão em pedacinhos bem pequenos. Misture com os demais ingredientes e deixe descansando em um recipiente por, aproximadamente, 2 horas.

Nesse tempo, aproveite para preparar o pão. Organize fatias médias e, em uma frigideira, doure os dois lados do pão. Na sequência, faça a montagem das fatias com a mistura que estava descansando, e sirva para seus convidados. 

Essa receita é deliciosa e você ainda pode adicionar alguns acompanhamentos, como a ricota ou o queijo de sua preferência.

3 – Taça de frutas com leite condensado

E se tiver uma formiguinha de plantão no grupo, problema resolvido. Para os amantes de um docinho, a taça de frutas com leite condensado é a escolha perfeita. Por que equilíbrio é tudo, né? 

Ingredientes

A receita para montar a taça é a seguinte:

  • 100g de uva;
  • 100g de morango;
  • 100g de abacaxi;
  • 100g de banana;
  • 300g de leite condensado.

Como preparar

Corte o abacaxi e a banana em pedaços pequenos e reserve. Lave os morangos e a uva e seque bem. Preencha o fundo dos copinhos com leite condensado e monte pequenos “kits” com as frutas. A ideia é separar sempre um morango, uma uva, um pedaço de abacaxi e outro de banana. 

O leite condensado pode ser colocado novamente em cima das frutas para finalizar. Uma dica é utilizar palitinhos ou garfos pequenos para que seus amigos possam servir à vontade. É uma sobremesa simples, rápida e muito gostosa!

Finalizada a tarefa de masterchef, é hora de aproveitar a companhia dos amigos – seja na cozinha, sala de jantar ou sala de estar, e se deliciar com os petiscos.

E temos aqui outra vantagem: a rapidez no preparo é garantia de passar mais tempo com as pessoas que você gosta. 

E aí, aprovou a ideia de comemoração do Dia do Amigo? Siga acompanhando nossas dicas aqui no Blog!