A reforma na cozinha começou e a busca pela pia e cuba ideais, também. Atualmente, existem muitas opções interessantes no mercado, porém, sempre fica a dúvida: Qual a cuba ou a pia certa para a minha cozinha nova?

Pensando nisso, selecionamos 4 modelos de cubas e pias para você analisar qual faz mais sentido para a rotina da sua cozinha. Então, confira quais as diferenças entre elas, e veja as variedades de produtos que só a Madesa tem.

Diferença entre cuba e pia

Cuba e pia não são a mesma coisa! Antes de falarmos sobre os modelos mais procurados, é legal entender a diferença:

  • Cuba: É basicamente a caixa onde escorre a água. Ela fica abaixo da torneira e geralmente precisa estar acoplada às bancadas. 
  • Pia: Consideramos pia, toda a estrutura, ou seja, a peça inteira: pia, cuba e balcão/bancada. 

Modelos de cubas e pias

1 – Cubas de embutir:

São os modelos mais procurados e que tem uma pegada mais moderna do que as pias tradicionais. Esse tipo, quase sempre, é feito de inox e precisa ser colocado em bancadas. Além de permitir que a água escorra com mais facilidade, esses modelos de cubas também agregam na decoração, ornando muito bem com ambientes mais clean ou até mesmo, gerando um contraste em cozinhas mais robustas.

Veja os modelos que você encontra na Madesa:

  • Cuba de Embutir Tramontina 34 x 40 cm: Modelo em inox, com acabamento acetinado, fácil de limpar e com cantos arredondados. A instalação é super fácil, já que vem acompanhada de uma válvula de 4 1/2” de diâmetro com escape.
  • Cuba de Embutir Tramontina Luna: Agora, se você quer sair dos formatos tradicionais de cubas para a sua cozinha, na Madesa você também encontra o modelo de cuba circular. Com ela, você otimiza seu espaço sem perder o charme. Ela é feita de aço inox polido, tem 0,6 mm de espessura e possui bordas lisas para instalação por baixo da bancada.

2 – Cubas de sobrepor:

Esse modelo de cuba é encaixado na bancada, e essa é a sua principal diferença em comparação com a cuba de embutir. Ela não é colocada na bancada, fica apenas apoiada. Confira mais detalhes:

  • Cuba de Sobrepor Tramontina Luna Duo: Com essa cuba, você consegue praticidade, resistência e beleza, tudo em um mesmo produto. Essa versão, é em aço inox acetinado, mas a Madesa conta o modelo em aço inox com alto brilho. Ambas possuem a mesma qualidade da Tramontina e tem 15,2 cm de profundidade.

3 – Cubas Duplas:

Se você tem uma cozinha espaçosa e uma família grande, ou recebe com frequência muitas pessoas, o modelo ideal para a sua casa é o de cubas duplas. Esse é um modelo maior, então, se você acumular muita louça, não será um problema, na verdade, esse tipo de cuba, irá te ajudar a agilizar o processo de lavar a louça. Veja as opções da Madesa:

  • Cuba de Embutir Tramontina Prime Isis: Esse modelo tem 15 cm de profundidade, com acabamento acetinado, mas assim como no modelo de sobrepor, a Madesa também oferece a cuba dupla na versão de aço inox de alto brilho, e se você achar que esse produto é muito grande para a sua cozinha, contamos com a versão menor da Cuba Dupla Prime Isis de 72 x 40 cm, com 14 cm de profundidade. Tudo com a mesma qualidade Tramontina e garantia Madesa em um tamanho mais prático para a sua casa.

4 – Pias de apoio:

As pias de inox são os modelos mais procurados e acessíveis do mercado. Elas são feitas com aço inoxidável, ou seja, não oxida com o passar do tempo e uso, e podem ser encontradas com cubas duplas ou simples (com apenas uma cuba). A Madesa tem ainda outra característica: o tamanho.

  • Pia de Apoio Tramontina Stratta: Esse é um modelo pré-polido, de 120 x 50 cm, com duas cubas e 15 cm de profundidade. O interessante desse produto, é que as cubas ficam do lado esquerdo, deixando um espaço do lado direito para o escorredor de louças e, assim como as cubas de apoio, a pia segue o mesmo princípio – ela não é colocada e, sim, apoiada na bancada.
  • Pia de Apoio Tramontina Ribon: Mesmo produto, porém, com algumas diferenciações. Essa versão também é feita com aço inoxidável, é uma pia de apoio e possui cubas duplas mas, aqui, elas ficam centralizadas, o que proporciona espaço, tanto na direita como na esquerda. O tamanho também difere, com uma cuba de 200 x 55 cm, esse modelo oferece mais superfície para a louça.

Qual é melhor?

A resposta para essa pergunta é: depende. Em termos de qualidade, os produtos listados aqui seguem um mesmo alto padrão e não deixam a desejar em nenhum requisito. Então, o que pode alterar a sua escolha é, exclusivamente, qual a real necessidade da sua casa. 

O interessante é avaliar o espaço que pode ser direcionado para a cuba ou a pia, associado ao tipo de decoração que você está buscando. Um ambiente mais moderno? Com mais praticidade? Quer transmitir amplitude? Ou precisa aproveitar todos os espaços disponíveis? Todas essas questões também fazem parte da escolha da sua cuba ou pia.

Se o objetivo for algo mais clássico, que passe a sensação de resistência e praticidade, as pias são a sua melhor escolha. Elas trazem esse conceito e você consegue encontrar em diferentes tamanhos. Agora, se a ideia for dar um ar mais sofisticado e moderno, optar pelas cubas e versões de aço acetinado ou em formatos diferentes, provavelmente será o ideal. 

Lembrando que, existem cubas e pias para quem tem pouco espaço e precisa de uma cozinha otimizada e não quer deixar de ter qualidade e beleza em um mesmo produto. Então, agora, basta você analisar o que faz sentido para a sua casa e para a sua rotina e escolher a sua cuba ou pia preferida na Madesa. 

E se quiser saber mais sobre decoração e outras informações para deixar a sua casa cada vez mais com a sua cara, não deixe de ler nossos conteúdos, aqui, no Blog Madesa.