Todo mundo que manda bem na cozinha, já foi um cozinheiro iniciante. Por isso, não é preciso ter vergonha da falta de experiência com as panelas e tigelas. A verdade é que algumas dicas para iniciantes na cozinha ajudam muito.Se você está se preparando para morar sozinho ou decidiu começar a cozinhar, este conteúdo vai lhe ajudar bastante. Confira o que todo cozinheiro iniciante precisa saber!

As 9 dicas que todo iniciante na cozinha precisa

Para começar a se aventurar na cozinha é preciso, primeiro, perder o medo de cozinhar. Lembre-se que mesmo os grandes mestres não estão livres de pequenos erros e problemas. Por isso, não se cobre tanto e torne o ato divertido e prazeroso.

Quer mais dicas? Veja as que separamos!

1 – Seja organizado

A organização é fundamental para ter sucesso nas suas receitas e é nossa primeira das 9 principais dicas para iniciantes na cozinha. 

Antes de começar qualquer preparo, separe todos os ingredientes, meça as quantidades e faça o mise en place.

Isso significa deixar à mão tudo o que você precisará. Como legumes já cortados, farinha já pesada e peneirada, forma já untada etc. Assim, será mais fácil fazer o preparo de forma correta e sem se desesperar. Ou, pior, acabar esquecendo algum ingrediente importante.

Separe também os eletrodomésticos e utensílios que irá precisar para cada receita. Como vasilhas, liquidificador, processador etc. 

2 – Siga as receitas

Uma dica esperada, mas muito importante dentre todas as dicas para iniciantes na cozinha: seguir as receitas é fundamental!

Isso significa se atentar tanto às medidas e quantidades, como à  ordem dos preparos. Se a receita indica que primeiro você deve bater as claras em neve e depois adicionar à massa, faça desse jeito, ou o resultado poderá ser diferente do esperado.

Atente-se para os principais detalhes da receita, como tempo de forno, temperatura, tempo de cozimento, ordem dos preparos, montagem, tempo de geladeira etc.

Se a receita for boa, você não precisará improvisar. E, para quem está começando e não tem tanta experiência com os ingredientes e preparos, é melhor seguir o passo a passo indicado do que criar algo da sua cabeça.

Mas, é claro, não deixe de lado os seus instintos. Por exemplo, a receita indicava 45 minutos de forno, mas com 30 minutos você notou que está queimando, tire o prato. Caso a mistura tenha ficado líquida ou dura demais, corrija. E assim por diante.

Essas pequenas diferenças são normais e podem acontecer porque cada cozinheiro usa uma panela, um fogão e um forno diferentes, por exemplo. Além de cada pessoa ter suas preferências no paladar.

3 – Prefira fogo baixo

O fogo alto é um vilão para os iniciantes na cozinha. Porque é muito mais difícil controlar. Então, sempre comece com fogo baixo, assim, as chances de queimar seu prato serão muito menores.

Só deve-se usar fogo alto em situações específicas, como para selar carnes, levantar fervura rapidamente e evaporar (reduzir) líquidos.

Se a receita não estipular o tipo de fogo que deve ser usado, prefira o fogo de baixo a médio. Caso esteja fazendo uma receita que precisa cozinhar lentamente, como molhos e ensopados, use o fogo baixo.

4 – Vá com calma nos temperos

Quem está começando na cozinha com certeza já fez algum preparo que ficou salgado ou apimentado demais, não é mesmo? Para não errar, coloque pouco tempero, prove, e vá ajustando. 

Se você colocar menos sal que o necessário, é fácil resolver o problema. Mas se colocar demais, nem sempre terá como salvar a receita.

O sal é um dos campeões de dúvidas. Afinal, a maioria das receitas indica apenas “sal a gosto” ou “uma pitada de sal”. E quanto seria isso? Em geral, depende do gosto do cozinheiro.

Para lhe ajudar, separamos algumas sugestões:

  • Molhos, sopas ou caldos: 1 e ½ colher de chá de sal para cada 1 litro de preparo;
  • Legumes e verduras: 1 colher de chá de sal para cada 1 litro de água para ferver batatas, cenouras, brócolis, milhos etc.;
  • Macarrão: 1 colher de sopa de sal para cada 2,5 litros de água para cozinhar 250g de macarrão;
  • Arroz: ½ colher de chá de sal para cozinhar 1 xícara de arroz;
  • Carne: 1 e ½ colher de chá de sal para cada 500 gramas de carne;
  • Massa de pizza ou de pão: 2 colheres de chá a cada 3 xícaras de farinha de trigo.

Ah! Como o assunto são as principais dicas para iniciantes na cozinha, que tal se inspirar com receitas fáceis e sofisticadas que preparamos neste conteúdo

5 – Prove sua comida

Sempre crie o hábito de provar sua comida. Assim, você consegue entender se precisa ajustar os temperos, se o gosto está bom, se está muito ácido, se a consistência está legal ou se tem algo que precisa ser melhorado.

Vá provando e fazendo pequenos ajustes até chegar no sabor que te agrada. As chances de errar são muito pequenas quando você prova antes de servir.

6 – Saiba a ordem dos refogados

Refogar cebola e alho é uma etapa básica para diversos preparos. É esse refogado, inclusive, que traz sabor aos pratos. E por isso é uma etapa fundamental.

Na hora de fazer esse refogado, uma dica que não pode faltar dentre as principais dicas para iniciantes na cozinha, é começar pela cebola. Isto porque ela demora mais tempo para fritar e, se você colocar o alho antes, poderá acabar queimando e trazendo um gosto amargo ao seu prato.

Outra dica para saber se a cebola já está refogada é observar a sua cor. O ideal é que ela fique transparente. Aí estará no ponto certo. A não ser que a receita peça a cebola mais caramelizada, daí você pode deixar até ela ficar mais amarronzada. Só tome cuidado para não queimar.

7 – Crie um caderninho de receitas

Ter um bom arsenal de receitas é ótimo. Comece procurando aquelas mais simples, com poucos ingredientes e sem tantos preparos difíceis. Faça anotações sobre o que notou durante o preparo que pode ajudar nas próximas vezes.

Por exemplo, se a receita pedia determinado tempo de forno, mas para você funcionou melhor outro tempo, anote isso na receita. 

Anote também o que achou da comida e dê nota para as receitas. Assim, você consegue ter um caderninho só com as melhores opções.

Lembrando que o caderninho também pode ser virtual.

8 – Cuidado ao substituir ingredientes

Uma das mais preciosas dicas para iniciantes na cozinha: substituir ingredientes pode ser fatal para as receitas! Isto porque é a mistura de todos eles que cria o efeito e o sabor desejado. Se você não tem determinada quantidade ou quer mudar o sabor, é preciso ter certeza de que os novos itens irão funcionar.

Nem sempre você terá como saber antes de fazer a receita. O jeito é  arriscar e depois avaliar se a ideia deu, ou não deu certo.

Em sites de receitas, verifique os comentários. Muitos usuários dão dicas de substituições que fizeram e deram certo. 

Se você não tem a quantidade total dos ingredientes, reduza todos de maneira proporcional. Por exemplo, se a receita pede 12 ovos, mas você só tem 8, reduza os demais ingredientes para essa proporção. 

9 – Use os utensílios certos

Ninguém instala um móvel sem ter uma boa furadeira, certo? Então, você também não deve cozinhar sem ter os utensílios corretos.

Uma das principais dicas para iniciantes na cozinha, são alguns itens básicos que você precisa ter na hora do preparo de qualquer alimento. 

Por exemplo: um conjunto de facas, tábuas de corte, xícaras e colheres medidoras ou balança de cozinha, fouet, frigideiras, descascadores, colheres, espátulas etc.

Analise a receita que você irá fazer e verifique quais utensílios irá precisar. 

Principais dicas para iniciantes na cozinha: já conhece a Cozinha Compacta Madesa Emily Pop?

Já viu que existem várias dicas para iniciantes na cozinha, não é? Uma bem importante é ter um espaço adequado para experimentar novas receitas.

Uma boa bancada, espaço para forno e cooktop, armários para organizar todos os seus itens, entre outras soluções tornam o momento de cozinhar mais prático e divertido, evitando erros e distrações.

A Madesa conta com diferentes opções de cozinhas que podem ser personalizadas de acordo com o seu ambiente. 

São muitas as opções, desde cozinhas completas até versões compactas, para ambientes de todos os formatos e tamanhos.

Mas, como o assunto são as principais dicas para iniciantes na cozinha, é a cozinha compacta Madesa Emily Pop que vai ganhar o destaque! 

Ela é ideal para quem busca mais praticidade no dia a dia, pois é possível encaixá-la no espaço disponível  – podendo aproveitá-lo da melhor forma.

Além disso, é produzida com itens de qualidade, como corrediças e dobradiças metálicas e pés reguláveis em PVC, sendo uma cozinha durável. 

Ela é linda e conta com espaço interno bem distribuído para organizar todos os seus utensílios. Ah! E seu balcão conta com um tampo removível, facilitando a instalação do granito e dos cooktops, caso essa seja uma solução mais prática para você.

E aí, curtiu nossas principais dicas para iniciantes na cozinha? Conheça as soluções da Madesa e solte o chef que existe em você!