Uma das opções que mais tem sido escolhida pelas pessoas que estão decorando um lar é o uso de papéis de parede, principalmente pela durabilidade, variedade de opções e qualidade.

Então, se você está pensando em adotar esse décor na sua casa, mas ainda está com algumas dúvidas sobre como escolher a melhor opção – incluindo aquelas questões mais técnicas de cuidado e aplicação, confira as dicas que separamos!

Papel de parede: durabilidade e cuidados

Com uma aplicação fácil e simples, o papel de parede pode ser encontrado em muitas lojas com variadas estampas, tamanhos, modelos, cores e muitas possibilidades de combinação.

Com durabilidade de até 10 anos, é preciso seguir algumas indicações específicas para que esse tempo seja aproveitado com sucesso. Veja aqui!

  • Atenção para as condições do local em que foi aplicado, principalmente se existe umidade, o que acaba dificultando a colagem do papel de parede na superfície;
  • O ressecamento também merece atenção, pois pode causar alteração na cor do item – acentuado pelo contato em excesso com os raios solares;
  • Na hora da limpeza, geralmente é indicado o uso de um pano seco ou a utilização de aspirador;
  • Outro ponto que deve estar no radar, é a leitura do manual de instruções, afinal, cada material possui seus cuidados específicos que devem ser seguidos à risca. 

Vale a pena lembrar que são muitos os tipos de materiais de papel de parede que podem ser comprados, como:

  • Revestimento vinílico;
  • Fibras naturais;
  • Plástico;
  • Emborrachado; 
  • Que imitam tecidos.

E tantos outros – que podem ser combinados de acordo com a proposta decorativa do cômodo. 

Como aplicar papel de parede?

Prepare a parede

Aplicar o papel de parede com maestria exige alguns cuidados e detalhes que precisam ser respeitados para que não aconteçam problemas. Nesse caso, a parede deve estar bem lisa antes da aplicação, sem nenhum tipo de textura, desalinhamentos ou pequenas curvaturas.

É assim que a parede vai absorver a cola, garantindo que o resultado fique uniforme. Uma boa dica é aplicar uma demão de tinta látex, para que o trabalho seja concluído com sucesso. 

Tenha as medidas corretas

Outro ponto que merece atenção é ter as medidas corretas da área em que será inserido o papel de parede, assim, você pode comprar exatamente a quantidade necessária.

Com isso, além de economizar dinheiro, você não terá maiores problemas para aplicar o item na parede escolhida, basta encaixar no tamanho determinado e, pronto!

Lembre-se de sempre contar 5 centímetros de sobra, tanto na parte superior quanto na parte inferior, evitando que as medidas não coincidam no final.

Aplique o papel de parede

Este é o momento que mais exige atenção, principalmente porque não são permitidos muitos imprevistos durante a aplicação do papel de parede. E, por esse motivo, vale reforçar a importância de um bom planejamento.

Se o seu modelo for adesivo, o trabalho é reduzido, isso porque as faixas serão cortadas exatamente conforme o tamanho da sua parede.

Mas, se o papel for do modelo não adesivo, é preciso ter um cuidado redobrado. Primeiramente, você deverá aplicar toda a cola no espaço escolhido, usando um pincel, rolo, estilete e espátulas propícias.

Momento da colagem

Desdobre o papel e comece a colagem pela parte de cima, depois disso, basta desenrolar até embaixo.

Tenha cuidado, capriche e muita concentração! Não permita a formação de bolhas grandes.

Para isso, a dica é usar uma escova posterior para reduzir as bolhas menores e a espátula, retirando o excesso de cola. Por fim, corte o excesso de papel de parede.

Finalize o processo

Agora é o momento de aplicar a espátula em todos os cantinhos e, para concluir, passar o rolo por cima do papel.

Outra dica importante é não aplicar nenhuma demão no papel de cor branca ou clara, visto que, assim, ele pode ficar mais escuro ou alterar a cor.

Detalhes finais

Lembre-se de cortar o espaço das tomadas em cruz para não prejudicar a aplicação ou de trocá-las para os novos padrões.

Terminando todo o processo, vale investir naquela limpeza bem completa na sua casa, sentando-se confortavelmente no espaço e admirando o novo visual do lar. Que sensação boa, né?

Essas são as dicas para que você possa instalar o seu modelo preferido de papel de parede com mais cuidado e atenção em sua casa. 

Mas, e aí, já definiu o cômodo que merece uma transformação especial?

Não deixe de conferir os produtos Madesa para preencher aquele espaço da sua casa, dar uma renovada nos móveis e até mesmo presentear a pessoa que gosta de inovar na decoração do seu cantinho. 

Tudo isso com os melhores valores do mercado, sem falar na qualidade e atendimento únicos! 

Acompanhe as nossas Redes Sociais para receber sempre, e em primeira mão, todas as novidades da Madesa!