Saber aproveitar cada cantinho da sua casa faz toda a diferença. E, pensando nisso, nós preparamos 7 ideias incríveis para você colocar em prática e explorar o seu ambiente, valorizando e enaltecendo a funcionalidade do seu espaço, sem deixar de lado a beleza da decoração. 

Animado para começar? Então, fique sabendo que tudo isso pode ser muito mais simples do que parece. Aproveitar bem os espaços da sua casa é uma ação simples, mas que exige certo grau de cuidado e atenção, principalmente quando se trata de lares mais compactos. 

Quer saber mais? Siga a leitura e descubra dicas práticas e acessíveis para trazer o melhor aproveitamento dos cômodos preferidos da sua casa!

7 ideias para aproveitar cada canto da casa

1 – Móveis para cantos

Uma dica super bacana é incluir móveis de canto no seu espaço. Isso mesmo! Além de valorizar o ambiente, eles agregam muita beleza à decoração. Por isso, se você preza pela economia e total aproveitamento dos cômodos da sua casa, existem opções como o canto alemão, ou aquelas mesas desenvolvidas especialmente para o espaço que você tem disponível. Explorando a criatividade, você pode criar o tão sonhado cantinho do café, ou o seu home bar, por exemplo.

Viu só a infinidade de possibilidades? Entre a variedade de tamanhos, modelos e formatos, você pode aproveitar muito bem aquele espaço que merece um destaque especial. 

2 – Móveis planejados

Investir em móveis planejados vale mesmo a pena? Essa é uma pergunta bastante comum quando o assunto é mobiliar uma casa ou apartamento, seja ele amplo ou compacto. Pelo fato de demandarem um maior investimento, é interessante pensar na vantagem a longo prazo, visto que os móveis planejados permitem um ótimo aproveitamento dos espaços disponíveis de maneira inteligente, desde aqueles escondidinhos na cozinha, nos quartos ou no home office. Avaliar as suas necessidades faz parte da tarefa, então, considere as medidas do seu espaço e otimize da melhor maneira.

3 – Espaços escondidos

Uma dica de ouro é começar a observar aqueles espaços que, muitas vezes, estão um pouco escondidos e acabam sendo ignorados. Porém, não vamos deixá-los no esquecimento! Analise com a gente os lugares que podem, e devem, ser explorados na sua casa:

  • Embaixo de janelas: é um local ideal para incluir escrivaninhas e mesas para escritório. Além de aproveitar o espaço, você consegue usufruir de muita luz natural e explorar a luminosidade no seu ambiente de trabalho ou estudos. 
  • Espaços entre as portas: há quem pense que os espaços escondidos atrás das portas não podem ser aproveitados. Mas, não se engane, eles são ótimos aliados para armazenar os seus itens, fazendo o uso de ganchos ou prateleiras para organizar as chaves e objetos que são bastante utilizados no dia a dia, deixando-os super à mão quando você for precisar. Você também pode criar uma decoração bem bacana, incluindo fotos e quadros.
  • Debaixo de escadas: considerando a decoração do espaço, aquele cantinho embaixo das escadas é perfeito para investir em uma estante escada para, por exemplo, criar um cantinho de leitura super aconchegante. As estantes, por serem móveis multifuncionais, se adequam muito bem em diferentes cômodos da casa. Você também pode utilizá-las para organizar fotografias, quadros decorativos ou, ainda, trazer mais vida para a decoração através de vasinhos com plantas. 
  • Paredes vazias: esse é um local propício para a inserção de ganchos, prateleiras, quadros decorativos ou fotos, por exemplo. Explorar as paredes vazias, que ficam esquecidas no cômodo, são excelentes oportunidades para expressar a sua personalidade, além de dar um up na decoração. A ideia é que os quadros decorativos possam envolver frases impactantes e motivadoras, que venham a combinar com o estilo da decoração do seu ambiente.  

4 – Móveis retráteis

Os móveis retráteis são perfeitos para você, que preza pela organização e otimização dos cômodos da sua casa. Utilizar sofás, mesas que desmontam, bancadas que são reduzidas e camas baús, por exemplo, vem a facilitar, e muito, a circulação nesses espaços, além de gerar um maior aproveitamento do ambiente de forma inteligente. 

Com os móveis retráteis você consegue, além de valorizar o espaço, explorar ainda melhor cada cantinho do cômodo. Assim, você tem a oportunidade de criar o ambiente ideal para o seu dia a dia, atendo todas as suas necessidades. 

5 – Invista em nichos!

Para conseguir aproveitar bem os espaços, independente do cômodo, inserir nichos embutidos é uma ótima ideia. Eles são muito práticos e funcionais e acabam gerando economia de tempo na sua rotina. 

Quer saber de que forma? Para os banheiros, os nichos são ótimos aliados para guardar toalhas, itens de higiene pessoal ou outros objetos utilizados com frequência no cômodo. Na cozinha, você pode armazenar utensílios de culinária, pratos e itens menores de uso diário. 

Uma dica, aqui, é fazer o uso de nichos embutidos, que também embelezam o ambiente e são super úteis para ganhar mais compartimentos sem ter que alterar o layout dos móveis que já fazem parte do espaço.

6 – Jardim vertical

Contar com plantas e um jardim dentro de casa gera inúmeros benefícios para os moradores. Dentre eles, podemos destacar a sensação de bem-estar, pois as plantas têm o poder de revigorar o espaço, purificar o ar e dar mais vivacidade ao ambiente. O jardim vertical, como o próprio nome sugere, aproveita o espaço vertical das paredes para fazer um jardim.

E, para criar um jardim vertical na sua casa é muito simples, e você mesmo pode montar o seu. Ele pode ser feito com vasos simples, com pallets ou floreiras. Uma das inúmeras vantagens é que ele otimiza o espaço, funcionando muito bem para ambientes pequenos, já que, para criar o jardim, aproveita-se as paredes da casa.

Seja criativo na hora de escolher a proposta que melhor atende às suas necessidades e às características do seu espaço. Aproveite para personalizar o jardim do seu jeitinho! 

7 – Espelhos: peça coringa!

Que tal dar aquela sensação de amplitude e, de quebra, ainda embelezar o seu ambiente? Incluir espelhos é uma excelente estratégia para essa finalidade. Existe uma variedade de modelos, tamanhos e materiais para você se inspirar, considerando o seu estilo e preferências. Desde os modelos retangulares, redondos, maiores, estreitos, até os feitos sob medida. Na hora de escolher o modelo ideal, avalie o espaço disponível e deixe o seu cômodo muito mais amplo e aconchegante, de uma forma simples e prática. 

Aproveitando os cantinhos da casa com a Madesa

Agora que você já está por dentro de todas as dicas para aproveitar bem cada cantinho da sua casa, vale a pena começar a tirar as suas ideias do papel e colocá-las em prática. Como vimos, os móveis retráteis e funcionais são excelentes aliados na hora de planejar o seu espaço, auxiliando no melhor aproveitamento.

Então, para completar o seu lar, na nossa Loja oficial você encontra uma variedade de modelos modernos e práticos e você pode solicitar um projeto de modulação totalmente gratuito.

E tem mais: para ir de encontro com a ideia de decoração e organização de ambientes, o Blog da Madesa conta com conteúdos incríveis para você se inspirar!