Usado tanto por grandes empresas como por trabalhadores autônomos, o home office se tornou a realidade de muitas pessoas no período conturbado da quarentena. Para te ajudar na missão de se adaptar à rotina dentro de casa, separamos 7 dicas de home office para melhorar sua produtividade!

Dicas de home office: 7 ideias para ser mais produtivo

Sem dúvidas, ter produtividade no home office é uma das maiores dificuldades de quem começou a trabalhar em casa recentemente. Isso porque esse ambiente oferece uma série de distrações – especialmente para quem não mora sozinho!

Para resolver esse problema, você pode:

  • Criar um ambiente adequado;
  • Criar uma rotina;
  • Manter-se organizado;
  • Fazer pausas;
  • Manter o contato com sua equipe;
  • Seguir seu ritmo;
  • Estabelecer prazos.

Vamos conferir essas dicas de home office com mais detalhes?

1. Crie um ambiente adequado

O espaço onde você exerce suas atividades faz muita diferença na sua produtividade. É importante ter um ambiente calmo e bem iluminado, além de contar com os móveis certos para ter mais conforto.

Se você trabalhar o dia todo deitado na cama ou sentado em uma cadeira muito dura, é provável que fique com dores no corpo. Isso pode desencadear noites mal dormidas, cansaço, sono durante o dia e, consequentemente, diminuir sua produtividade.

Além de móveis adequados, também é importante ter um local na casa onde você possa se concentrar. Se você não mora sozinho, é possível que diversos barulhos interfiram na sua concentração e diminuam sua capacidade de focar.

Por isso, é importante criar um ambiente onde você possa ter sossego e conforto. Não precisa de muita coisa, busque apenas itens essenciais, como:

  • Mesa;
  • Espaço calmo;
  • Cadeira confortável.

Se você tem um espaço físico reduzido ou se tem mais alguém em casa que está trabalhando, uma boa ideia é apostar em móveis multifuncionais para otimizar o cantinho de trabalho.

Pronto! Você já tem os equipamentos fundamentais para um bom dia de trabalho.

2. Crie uma rotina de trabalho

Para manter a produtividade, procure criar uma rotina. Todos os dias, comece e pare de trabalhar no mesmo horário. Tire o pijama e coloque roupas que normalmente usaria para ir ao escritório para que seu cérebro entenda com mais facilidade.

Aproveite para fazer testes para ver o que realmente se adapta ao seu dia a dia até que encontre a rotina ideal.

3. Mantenha-se organizado

Grande parte do seu trabalho depende de uma boa organização. Se você trabalha com um grande fluxo de demandas, crie uma agenda diária para determinar suas tarefas e não deixar de fazer suas atividades.

Para a sua mesa, menos é mais. Busque deixar somente objetos essenciais, como um bloco de notas e caneta, por exemplo. Se sua profissão trabalha com documentos diversos, busque por um gaveteiro para manter tudo no lugar.

4. Faça pausas

É importante fazer pausas durante o trabalho. Busque caminhar um pouco, se alongar e beber água. Assim, é mais fácil de manter a concentração e evitar dores musculares, pois, quando seu corpo fica muito tempo focado em uma atividade, seu cérebro pode chegar à “fadiga de decisão”, impedindo de progredir o raciocínio.

Por isso, busque realizar pausas sempre que possível. Neste período, você pode aproveitar para:

  • Ir ao banheiro;
  • Beber água;
  • Conversar com outras pessoas;
  • Fazer um lanche;
  • Tomar sol;
  • Brincar com seu animal de estimação.

5. Mantenha contato com a sua equipe

Essa é uma das dicas de home office mais importantes! Se você costuma trabalhar em conjunto, manter a comunicação com a sua equipe é fundamental para deixar o time alinhado. Veja algumas dicas do que fazer:

  • Procure realizar breves reuniões diárias para saber das atividades gerais;
  • Se tiver dúvidas, faça alinhamentos até entender;
  • Quando possível, reúna a equipe para buscar soluções, afinal, duas cabeças pensam melhor que uma.

6. Siga seu ritmo

Todas essas dicas de home office só vão surtir efeito se você conhecer e respeitar os seus limites. Busque fazer uma atividade de cada vez. Assim, todas as suas entregas sairão com qualidade e você dará conta de fazer tudo, sem estresse.

7. Estabeleça prazos

Você pode aliar esta dica com a número 3 para ter melhores resultados. Quando você estabelece prazos, fica mais fácil visualizar suas demandas e reordenar suas atividades.

Além disso, com as entregas organizadas, é possível alinhar todas as tarefas para deixar o fluxo de trabalho bem integrado.

Vale lembrar que cada um possui seus métodos e ritmos diferentes. Então, busque fazer testes até encontrar o seu modelo de home office ideal.

Transforme seu home office com a Madesa!

Aqui na Madesa temos os móveis ideais para transformar o seu home office e te ajudar a ter mais conforto e produtividade. Olha só como nossa escrivaninha Chicago fez toda a diferença no cantinho da Gi, do @nossolardecora:

Gostou dessas dicas de home office? Confira mais conteúdos como esse em nosso blog e assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos. Fique ligado também na nossa loja oficial para não perder nenhuma promoção de nossos móveis para escritório!