3 passos para você montar um guarda-roupa

0

Como montar um guarda-roupa do zero em 3 passos

Imagine a seguinte situação: você idealizou, planejou, se organizou e, finalmente, vai realizar o sonho de comprar aquele roupeiro novo que tanto queria. Aquele móvel que faltava para deixar o seu quarto completo, muito mais bonito e com muito mais espaço para guardar as suas coisas. Compra feita. Aí vem a espera ansiosa pela entrega. A chegada tão quista do entregador. E pronto: aquela caixa enorme e tão sonhada já está bem no meio da sua casa, esperando ser aberta para começar a montagem. Mas é justamente aí que começam os problemas de muita gente. Como montar um guarda-roupa?

Quando nos deparamos com móveis maiores, como acontece, também, com estantes e armários de cozinha, percebemos a complexidade que pode ser a montagem dessas peças (na maioria dos casos). Mas, acredite: com algumas dicas essenciais, montar um guarda-roupa, que é o nosso foco aqui hoje, se torna uma tarefa bem mais fácil do que parece. 

Já está se tornando comum, como já acontece em muitos países, que o consumidor assuma a prática da montagem da mobília recém comprada — ou que pague para que outra pessoa faça, sem a responsabilidade da marca ou loja nessa etapa. Mas, independente da escolha de cada um, vale destacar que muitas empresas já desenvolvem seus produtos pensando em facilitar esse processo para o cliente. Para que tudo isso funcione da melhor maneira possível, é só seguir direitinho as instruções que vem junto na embalagem. 

E se você chegou até aqui porque quer/precisa aprender como montar um guarda-roupa, é só seguir com a gente, que trouxemos ótimas dicas que vão ajudar muito na sua montagem

É difícil montar um guarda-roupa?

Primeiro de tudo, é importante dizer: montar um guarda-roupa não é nenhum bicho de sete cabeças. Bem pelo contrário, na verdade. Com a organização correta, as ferramentas certas e algumas dicas essenciais para fazer a montagem sem imprevistos, qualquer um consegue executar essa tarefa perfeitamente bem. Mas é muito importante que todas as etapas sejam seguidas corretamente conforme descrito no manual de instruções que vem junto do móvel, pois, assim, você não corre o risco de avarias que podem colocar em cheque a qualidade final do seu roupeiro e até mesmo a vida útil dele. 

Antes de começar a sua montagem, confira, usando o manual como base, se todas as peças e acessórios (parafusos, porcas, corrediças, etc) foram entregues corretamente. Geralmente, neste manual são descritas todas as peças inclusas e necessárias para a montagem do seu móvel, com número de acessórios e tudo. 

Tudo certo? Então é hora de montar o seu guarda-roupa! Confira as melhores dicas de como montar o seu guarda-roupa, descubra quais as ferramentas mais importantes e como fazer isso da maneira mais simples e prática possível. Vem junto!

Passo a passo para montar um guarda-roupa

Passo 1: identificação de peças

Normalmente, o pacote de um roupeiro chega embalado e separado por volumes, onde cada um é numerado para a melhor identificação das peças. O ideal é que você abra cada pacote na ordem dessa numeração, pois ela costuma ser feita justamente para facilitar esse processo inicial de organização. 

O manual de montagem contém a numeração de cada peça com seus respectivos tamanhos. Recomendamos que você abra todos os volumes e separe todas as peças disponíveis, seguindo a ordem correta. Repare que, no manual, as peças são identificadas com o tamanho exato de cada uma. Para ter certeza sobre qual é qual, é importante que você tenha o auxílio de uma trena, ou qualquer outro instrumento de medição. Assim, evitamos qualquer imprevisto ou peça trocada no meio da montagem. 

Dica de ouro: identifique as peças com post-its com os números em evidência e deixe as peças de mesmo número juntas. Isso torna o seu processo de montagem muito mais ágil, sem que seja preciso fazer a medição novamente. 

Clique aqui e confira como organizar tudo e realizar a identificação correta das peças do seu móvel. 

Passo 2: ferramentas para montar um guarda-roupas

Separadas as peças e acessórios, agora é hora de organizar o material necessário para a montagem do seu guarda-roupa. O primeiro passo dessa etapa é garantir que você tenha todas as ferramentas importantes para montar o seu móvel. Aqui, o ideal é que você utilize uma parafusadeira, pois elas evitam o desgaste da madeira na hora de aplicar os inúmeros parafusos durante a montagem. Outra ferramenta importante de ter à mão é um martelo, principalmente para a parte de trás do seu roupeiro. No manual de montagem, verifique as sugestões de ferramentas essenciais antes de começar a botar a mão na massa. 

Dica de ouro: evite o uso de chaves de fenda, pois elas podem danificar o seu móvel e comprometer o resto da montagem em alguns momentos. Se isso acontecer, você pode colocar em risco a garantia do seu produto.

Precisa de parafusadeira para montar um guarda-roupa?

Uma das coisas que mais complicam na hora da montagem de um guarda-roupa costuma ser a quantidade de parafusos a serem aplicados. Justamente por isso, recomendamos o uso de uma parafusadeira elétrica, que vai facilitar muito na sua tarefa. As parafusadeiras são mais precisas e ágeis para essa prática, mas, principalmente, evitam avarias e desgastes no material. As chaves de fenda, além de tornar tudo muito mais demorado pelo processo manual, muitas vezes entortam os parafusos e exigem ainda mais habilidade de quem está à frente dessa missão. Acredite: uma parafusadeira vai fazer toda a diferença no seu trabalho, e ainda mais no seu resultado final. 

Passo 3: seguir o manual de montagem

Saiba que o manual de montagem é o seu melhor amigo na execução dessa tarefa. Ele foi feito para não te deixar na mão nas horas mais tranquilas e até mesmo naqueles momentos mais difíceis. O manual é desenvolvido para auxiliar o trabalho de quem vai montar um móvel e, mesmo que você não tenha tanta familiaridade com esse processo, jamais ignore esses papeizinhos. Por serem ilustrados, esse é o seu guia para a identificação correta de cada peça. Ou seja, ele existe para facilitar a sua vida. 

Dica de ouro: não pule etapas. A ordem descrita no manual foi previamente pensada para facilitar a montagem. Siga exatamente o que sugere as instruções. 

Precisa de ajuda para montar o guarda-roupa?

No início, ao se deparar com a quantidade de detalhes e informações presentes no manual de montagem, pode ser que essa tarefa lhe pareça um desafio e tanto. Mas, vamos com calma nessa parte. 

Após ter se familiarizado com as instruções iniciais e observado atentamente os materiais necessários para a montagem, pode ter certeza de que a montagem irá fluir. Por isso, avançando etapa por etapa, você vai entendendo cada processo e tudo vai se tornando bem mais simples do que parecia.

Dica de ouro: não tenha pressa na hora de montar o seu móvel. E, se você precisar de um help nessa missão, sempre existe a possibilidade de pedir uma ajudinha básica para um amigo ou profissional da área.

Para tornar esse momento mais simples e prático, no nosso canal no Youtube você encontra uma seleção de vídeos super didáticos para auxiliar você na montagem do seu guarda-roupa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui